Na Ponte Presidente Dutra, a depressão na pista pode causar acidentes.
Motoristas reclamam que sinalização horizontal prejudica acesso a bairros.
Desde o mês de julho o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit-PE) iniciou reforma na área urbana das BR-407 e a BR-428, em Petrolina, Sertão pernambucano. Mas dois problemas vêm preocupando condutores que trafegam nesses locais: a sinalização horinzontal na BR-428 e uma depressão na Ponte Presidente Dutra, na BR-407.
As obras do Dnit foram finalizadas, mas na BR- 428 o problema está na pista dupla, saída para a capital Recife, onde a sinalização horizontal é uma faixa dupla contínua de sentidos opostos. Os condutores que precisam ter acesso aos bairros que ficam às margens da pista, a exemplo dos bairros Loteamento Recife e Vila Carolina, cometem infração de trânsito já que não há local específico para fazer a conversão ou mesmo existe local de retorno próximo.
O auxiliar administrativo Handielson Amorim, trabalha em um escritório de empresa de construção que fica na Vila Carolina, bairro às margens da BR-428. Para ele, a medida prejudicou os motoristas. “Não tem como concordar porque o Dnit esqueceu que existem moradores e comércios no local. E essa proibição só prejudica a essas pessoas. Agora os motoristas não podem nem mais abastecer o carro nos postos de gasolina que existem ali. Para isso, eles vão ter que dar uma grande volta para fazer o retorno. Sem contar que vai causar muitos transtornos para os moradores mais antigos, acostumados a fazer essa convesão. Então até que eles se acostumem com esse novo jeito de entrar no seu bairro, muitas multas serão aplicadas”, justificou Handielson.
Já na BR-407, na Ponte Presidente Dutra, existe uma depressão na pista nos primeiros metros no sentido Petrolina – Juazeiro, Bahia. Os condutores que sabem da existência da depressão, geralmente jogam o veículo para a esquerda, o que pode ocasionar acidentes.
De acordo com a enfermeira Juliana Araújo, que trabalha em Petrolina e mora em Juazeiro-BA, o desnível preocupa quem precisa passar pela ponte. “Tomei um susto na primeira vez que passei, mas hoje já me acostumei e reduzo a velocidade quando vou passar por ali”, relatou a motorista.
Sobre a sinalização na BR-428, o Dint informou, por meio de nota, que a existente foi implantada provisoriamente e orientou que os condutores de veículos utilizem os retornos na rotatória do Monumento do Centenário ou no Bairro Vila Marcela, próximo à Delegacia da Polícia Rodoviária Federal. A nota também destacou que qualquer conversão à esquerda na faixa contínua é considerada irregular e aumenta o risco potencial de acidentes.
Com relação ao desnível na ponte, o Dnit disse que a depressão se formou após a conclusão da restauração da pista que foi feita até um determinado ponto da via, mas salientou que situação essa não é grave. No entanto, o órgão garantiu que, até sábado (7), a empresa que realiza manutenção do trecho deve corrigir o desnível.
(Fonte)G1