Terceiro dia do carnaval de Salvador teve Claudia Leitte, Daniela e Neto LX.
No Campo Grande, público se divertiu com a estreia do Furdunço.
Anjo, maldição, ostentação e Furdunço. A terceira noite do carnaval de Salvador teve de tudo um pouco nos três circuitos da folia, que reuniram milhares de foliões nesta sexta-feira (13). Na Barra/Ondina, a festa começou cedo.
Uma das primeiras atrações a se apresentar foi o cantor Léo Santana, que arrastou uma multidão em um bloco sem cordas. O ex-vocalista da banda Parangolé, que fez esse ano sua estreia no carnaval em carreira solo, cantou, entre outros sucessos, o hit ‘Abana’, uma das candidatas ao posto de melhor música do carnaval desse ano.
Ainda durante a tarde, o público acompanhou o bloco Cerveja & Cia, comandado por Saulo e sacodiu ao som da Timbalada. Logo depois, foi a vez de Claudia Leitte, que apareceu vestida de anjo para puxar o Cocobambu.
Ao subir no trio, a artista cantou a música do carnaval “Cartório” e o público foi ao delírio. O repertório seguiu com “Matimba”, “Largadinho”, “Claudia Bagunceira” e vários outros sucessos e também canções de outros artistas como “Homem Não Chora”, de Pablo.
Claudinha recebeu como convidadas a funkeira carioca Valesca Popozuda e a cantora Katê, além de alguns participantes do programa The Voice Brasil, como Kall Medrado, Diego Azevedo e Júlia Tazzi.
Antes do início da apresentação, Valesca, que esteve pela segunda vez na folia baiana, tirou selfie com fãs durante a chegada no circuito Dodô. No trio, já na metade do percurso de quatro quilômetros do circuito, cantou com Claudia a música “Eu Sou a Diva que Você Queria Ser”. A intérprete de “Beijinho no Ombro” também fez o público dançar ao som de “I gotta feeling”, “Dance bem, dance mal” e “Eu sou a diva que você queria ser”.
A ‘maldição’ de Daniela
A sexta de carnaval também foi marcada pela ‘maldição’ que tomou conta do circuito Dodô, durante a apresentação de Daniela Mercury. A cantora atraiu a atenção do público ao sair de dentro de um caixão em cima do trio para encenar a nova música de trabalho, “Rainha Má”.
Os dançarinos, todos vestidos com roupas de esqueleto, foram os encarregados de abrir a tampa do caixão. Depois, carregaram a cantora nos braços.
A performance, repetida várias durante todo o trajeto até Ondina, surpreendeu os foliões que acompanhavam o trio. Durante o percurso, Daniela cantou vários sucessos, entre eles ‘Raiz de Todo Bem’, música do cantor Saulo, animando ainda mais o circuito.
Ostentação
Quem também chamou a atenção foi o cantor Neto LX, dono do sucesso ‘Gordinho Gostoso’, chegou rodeado de seguranças e “esbanjando ostentação” no circuito Dodô para sua primeira participação no carnaval.
Antes de começar o show, com o bloco Pipoca do Trimix, o músico recebeu o G1 no trio e falou sobre o visual. “É um visual típico de um personagem ostentação. Essa coisa de ostentação a gente brinca, mas eu tenho sempre falado nos lugares que vou que não façam besteira com o dinheiro. Deixem a ostentação para as músicas. Não aconselho ninguém a fazer besteira com seu dinheiro. A gente fala de ostentação, mas é só uma forma de fazer o povo feliz”, conta rindo.
Neto também aproveitou para agradecer aos artistas que cantam e contribuem com o sucesso do hit “Gordinho Gostoso”, como Ivete, Claudinha, Aviões do Forro, Wesley Safadão, entre outros. “É a realização de um sonho poder mostrar minha música. Meu sonho é viajar e levar minha música para fora do Brasil”, disse o cantor, que contou também que assinou com uma grande gravadora e deverá lançar um novo CD nos próximos dias.
O terceiro dia de carnaval na Barra/Ondina ainda teve as apresentações de Oito7nove4, Tomate, Banda EVA, Aviões do Forró, DJ Bob Sinclar, Psirico e Chiclete com Banana, que estreou na folia com o novo vocalista, Rafa Chaves. O cantor Bell Marques, que na quinta saiu em um trio sem cordas no Campo Grande, também foi uma das atrações da noite, com o bloco Pra Ficar/Vumbora.
É o Tchan cancela ‘pipoca’
A banda É o Tchan, que seria a 15ª atração da noite no circuito Dodô, cancelou a participação no trio sem corda, que estava prevista para as 20h45.
De acordo com a assessoria de comunicação da banda, houve uma “incompatibilidade do horário destinado para saída do bloco e o desfile foi cancelado, já que o grupo se apresentaria ainda em dois camarotes na Barra.
A Bahiatursa informou que, devido ao cancelamento, o cachê da banda não será pago. Esta seria a segunda participação do É o Tchan no carnaval de Salvador. Na quinta-feira (12), a banda se apresentou em outro circuito da folia soteropolitana, o Osmar, no Campo Grande, puxando o bloco Pagode Total.
Furdunço
No Circuito Osmar, a programação também teve início cedo, às 14h20, com a estreia do Furdunço no carnaval. Com mini-trios, 27 atrações desfilaram sem cordas no Campo Grande. A festa contou com nomes como Armandinho, Ju Moraes, Batifun, BaianaSystem, Adão Negro, Mametto, Bailinho de Quinta, Alavontê e J. Veloso.
Ao som de marchinhas que lembravam os antigos carnavais, clube dos caretas, bonecões mamulengos, companhias de dança e grupos musicais, além de guitarras elétricas, o “Furdunço”, criado no ano passado com o objetivo de resgatar as grandes tradições da folia, levou muita irreverência, cultura e animação para a avenida.
E teve música para todos os gostos durante o trajeto até a Praça Castro Alves. Os amantes de samba aproveitaram a festa ao som dos meninos do Batifun. “A festa está linda. Tem ritmo para qualquer tipo de gosto, a graça é essa multiculturalidade”, elogiou a advogada Bianca Assis, que participava da folia.
Os mini-trios, micro-palco itinerante e orquestras tocaram sucessos como “We are Carnaval”, “Mamãe eu Quero Mamar” e “Papel Machê”. A cultura e a dança popular do Brasil também estavam caracterizadas nos figurinos, como fantasias de bumba meu boi, índio, entre outros personagens folclóricos.
Após o término do Furdunço, por volta das 19h, teve início o tradicional desfile de trios no Circuito Osmar. O público acompanhou, dentre outras atrações da noite, shows de Baby do Brasil, Harmonia do Samba, Cortejo Afro, Olodum, Fundo de Quintal e Samba Popular.
No Pelourinho, com programação gratuita, os foliões puderam acompanhar nomes como Chico César, Mariene de Castro, Orquestra Paulo Primmo e Diamba (Reggae).
A folia também rolou solta nos camarotes. Em um deles, na Barra, uma das atrações foi a cantora Anitta, que revelou, na noite desta sexta, já ter beijado alguém na boca neste carnaval. O nome do sortudo, no entanto, não foi divulgado. Durante a apresentação da funkeira no camarote, o ator Caio Castro assumiu o microfone e também cantou, para delírio do público presente.
Além de Anitta, Timbalada, Psirico, Israel Novaes, Jorge & Mateus, Pablo, Wesley Safadão e Preta Gil também se apresentaram em camarotes do carnaval de Salvador.
‘Cápsula do sexo’
Outra atração que chamou a atençao do público em um dos espaços privados foi a “cápsula do sexo”, também conhecida como “da rapidinha privê” ou “da paquera”. O espaço que está gerando muita repercussão nas redes sociais foi idealizado por uma marca de produtos para o bem estar sexual e preservativos e tem como lema “proporcionar momentos incríveis em 15 minutos”.