O intuito é ampliar o museu com mais seis ambientes temáticos.
Uma campanha está sendo realizada para coleta de móveis antigos.
Para manter preservada a cultura do município de Afrânio, no Sertão pernambucano, o Museu do Pai Chico, localizado no Sítio Histórico do povoado de Caboclo, está passando por uma revitalização. As obras já iniciaram e serão construídos novos espaços interativos para preservar a história e aproximar a comunidade e os turistas. A previsão de finalização é em maio, mês em que é comemorada a Semana Nacional dos Museus e os 51 anos da cidade de Afrânio.
O intuito é realizar a ampliação física do local com mais seis ambientes temáticos destinados à gastronomia e dois culturais. Está sendo planejada a construção de uma ‘bodega’ sertaneja, e casas de farinha, doce, cana e rapadura, do bolo e do ferreiro. Também será realizada uma requalificação da parte atual do museu, onde serão criados novos espaços como uma escavação dentro do Museu Pai Chico para simular um achado arqueológico.
O projeto visa construir um ambiente destinado a chuva do Sertão, também com simulações das águas de chuva e demonstrações de como armazená-las em caldeirões. Já foram doadas para a reforma portas antigas com cerca de 200 anos, além de outras antiguidades com características nordestinas representando a cultura local. Em 2014, a reforma estava paralisada por falta de recursos.
Apesar das primeiras doações, o museu está organizando uma campanha para arrecadar móveis antigos, principalmente peças do povo sertanejo que serão colocados na sala do Pai Chico. Segundo o presidente da Comissão de Revitalização de Caboclo, Cosme Cavalcanti, essa mobilização gera o interesse da comunidade. “Estamos fazendo a campanha através das redes sociais e com o lançamento do livro ‘Cabloco’ em algumas cidades como forma de renda. Essa também é uma maneira para que as pessoas conheçam a história do museu”, conta.
A revitalização está sendo realizada em comemoração aos 12 anos do Museu Pai Chico. Para visitas é cobrado um ingresso no valor de R$ 2 para crianças e R$ 3 para adulto. Com a ampliação, a partir de junho a taxa deverá sofrer alteração. O museu fica localizado no povoado de Caboclo, distante 9 quilômetros da cidade de Afrânio e 20 km de Petrolina.