O 7º Festival do Umbu começa nesta sexta-feira (06), no município de Uauá, localizado a 438 km de Salvador. Desde ontem já era possível perceber uma intensa movimentação na cidade. Centenas de pessoas de outras regiões da Bahia, inclusive de outros estados, participarão do Festival.
O evento, realizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá (Coopercuc), tem como objetivo dar visibilidade as iniciativas da agricultura familiar, com enfoque na comercialização e sustentabilidade. O Festival também é uma oportunidade para associações e cooperativas reunirem-se para expor e negociar diversos produtos da agricultura familiar na Feira da Economia Solidária que acontece dentro do Festival.
Além dos negócios e contatos realizados, o Festival também contempla a formação dos participantes. Para isso a programação conta com diversas oficinas, palestras, mesas redondas e exibição de vídeos, que abordarão temas como: agroecologia, consumo sustentável dos recursos naturais, empreendedorismo, entre outros. Alguns patrocinadores como: Sebrae, Procasur, Irpaa e SUAF participarão destes momentos. A sétima edição do Festival do Umbu, também em a CAR e as secretarias estaduais SDR e SJDHDS, como patrocinadores.
O Festival do Umbu ocupa dimensões maiores a cada ano, trazendo participantes de outros países. Assim, resolveu impulsionar o assunto suscitado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO) que declarou 2015 como “O Ano dos Solos” e fez deste o tema da festa. Buscando aproximar o debate sobre a importância da utilização sustentável dos solos para a agricultura e consequentemente para a vida humana.
A VII edição do festival contará com presença de diversas autoridades, dos poderes executivo e legislativo das esferas municipal, estadual e federal. No evento também acontecerão apresentações culturais e, durante à noite, shows musicais de Maviael Melo, Carla Visi e artistas locais, animarão o público. O evento termina no sábado (07). A organização estima que aproximadamente 40 mil pessoas, entre expositores, agricultores familiares, representantes de organizações e população em geral, visitem o Festival durante os dois dias.