Equipamentos estão em fase de testes.
Estão previstas instalações de 12 controladores.
Está em período de teste o equipamento de controle de avanço a semáforos em Petrolina. O aparelho foi instalado na Avenida Guararapes, região central da cidade, nesta semana.
De acordo com o diretor-presidente da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Paulo Valgueiro, as “câmeras inteligentes” são de uma empresa que venceu a primeira etapa da licitação. “Se for aprovada, a licitação será homologada e os equipamentos instalados gradativamente”, disse.
Estão previstos 12 equipamentos para a cidade que serão instalados juntos aos semáforos. Porém como ainda está em processo licitatório, ainda não existe data estimada para a concretização. Segundo Paulo Valgueiro, durante o período de teste não haverá emissão de multas para quem avançar o sinal e as câmeras não medem velocidade.
“Quando o semáforo estiver em período intermitente, ou seja, quando estiver em amarelo piscante, o equipamento entende que é para não multar”, explicou paulo Valgueiro a respeito do funcionamento da máquina durante o período da madrugada, por exemplo.
A punição para quem avança quando o semáforo está com a luz na cor vermelha é de R$ 191,54 e 7 pontos da Carteira Nacional de Habilitação. A infração é considerada gravíssima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).