Brasileiro pode ser executado nos próximos dias na Indonésia, começa preparativos para execução

indonesia

Governo indonésio convocou representante para o comparecer a Cilap no sábado (25)

A Indonésia deu início aos preparativos para a segunda onda de execuções de condenados à morte; entre os dez prisioneiros na lista de possíveis executados está o brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42.

 Nesta quinta-feira (23), representantes das embaixadas que têm cidadãos no corredor da morte foram notificados pelo governo indonésio a comparecer no sábado (26) à prisão de Pasir Putih, que fica no complexo de prisões de Nusakambangan, em Cilacap (a 400 km da capital do país, Jacarta).

A Embaixada do Brasil em Jacarta foi uma das notificadas, assim como as da Nigéria e da Austrália. Um diplomata brasileiro já está em Cilacap, tal como a prima de Rodrigo, Angelita Muxfeldt.

O governo da Indonésia ainda não anunciou a data de execução, mas a convocação sugere que a pena capital deve ser levada a cabo na próxima semana. Isso porque, pela legislação do país, os prisioneiros e seus representantes (advogado e embaixada) devem ser informados com 72 horas de antecedência sobre a execução, que se dá por fuzilamento.