Depois de três meses em falta, vacina BCG está disponível em Petrolina, PE

vacina280313

Secretaria Municipal de Saúde recebeu 1.150 doses da vacina.
Há três meses a vacina estava em falta na rede pública e privada.

Depois de três meses em falta, a vacina BCG já pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde de Petrolina. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de mil doses foram entregues ao município e a partir da próxima terça-feira (14), a vacina também estará disponível nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME).

A substância deve ser administrada nas crianças ainda nos primeiros dias de nascida para prevenir os recém-nascido de doenças como a tuberculose e a hanseníase. Mas, em Petrolina, muitas mães não encontraram a vacina, nem mesmo na rede particular. Um atraso no repasse feito pelo Ministério da Saúde (MS), para as Secretarias Estaduais de Saúde e consequentemente para os municípios, causou o problema.

Além da tuberculose, a vacina previne contra doenças causadas por um grupo de bactérias em forma de bacilos que pode levar até a morte. “Cerca de 80% das pessoas que tomam essa vacina ficam protegidas contra os casos graves da tuberculose, que é uma doença pulmonar, mas que também pode aparecer em outros órgãos como rins, intestino, e ossos. Protege também de outras doenças ocasionadas pelo microbactério, que é de uma família de bactérias que causa a lepra”, explica a pediatra Fernanda Patrícia Novais.

Vacina BCG em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/ TV Integração)
Vacina BCG em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/ TV Integração)

A grande procura pela substância, provocou a falta também nas clínicas particulares. A dose da BCG custa R$ 70, mas o estoque está vazio. “Nós ligamos para fazer o pedido e simplesmente informam que não tema vacina e não explicam o porque. A dificuldade de comprar tem cerca de um ano já. E essa vacina tem um grande problema que é o desperdício, porque ela vem com dez dose e a validade dela é de seis horas,. Então, as vezes aplica só uma dose e tem que jogar o restante fora”, relatou a enfermeira Brisa Castro.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que recebei 1.150 doses. No momento, a substância pode ser encontrada no Posto de Saúde Iolanda Rabelo, localizado na Praça do Galo. A partir da próxima terça-feira (14), as doses também estarão disponíveis em dez Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME).