Alunos protestam por bônus regional na sessão da Câmara de Vereadores em Petrolina, PE

bonus est

Estudantes egressos do Ensino Médio de Petrolina fizeram um protesto durante a sessão da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (7). Os alunos cobraram o apoio dos legisladores à proposta de acréscimo de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de candidatos da região a vagas nos cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Os manifestantes levaram cartazes e cópias de um abaixo assinado.

igo

Para o estudante Igor Ferreira, que busca uma vaga no curso de Medicina, o acréscimo na nota poderia mudar muita coisa. “Não tem como comparar o estudante do Vale do São Francisco com os de outras regiões, o nível de lá é muito diferente. Principalmente no curso de Medicina, os estudantes de outras cidades ocupam as vagas aqui e depois retornam, deixando um deficit de profissionais na região. Então o bônus não é só para os alunos, é para beneficiar a todos”, afirmou.

A bióloga e professora Mary Ann Saraiva foi convidada para expor sua visão sobre o tema na Casa Plínio Amorim. “O que representam esse bônus de 10% na nota do Enem, em termos de conhecimento? Eu te digo: muito pouco. O acréscimo vai apenas permitir uma competição menos desequilibrada com os alunos de fora. O que os jovens estão reivindicando é justiça social, para que a Univasf, que é uma instituição do Semiárido, dê prioridade aos filhos do Semiárido”, declarou.

O vereador Pérsio Antunes esteve presente na sessão e declarou apoio à causa. “Outras universidades federais do país utilizam o sistema de bonificação. Se Caruaru adotou 10%, Caicó-RN usa 20%, e Belo Horizonte 5%, por que não Petrolina? Nós sabemos a dificuldade que é para pessoas de origem humilde conseguirem entrar na universidade”, disse.

Em nota, a reitoria da Univasf afirmou que estuda a possibilidade de bonificação. A expectativa é de que a proposta seja apresentada ao conselho universitário ainda este ano.