DETRAN-PE prorroga inscrições do Programa CNH Popular até dia 31 de maio

cnh2

A Secretaria das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), está prorrogando, até o dia 31 de maio, as inscrições para o Programa Carteira de Habilitação Popular, o CNH Popular.

Com esse novo prazo, o órgão possibilita que mais cidadãos pernambucanos possam concorrer a uma das 18 mil vagas do Programa e, assim, realizar gratuitamente todas as etapas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  A proporção de beneficiados é a mesma na Região Metropolitana e no Interior do Estado.

O Programa tem como alvo pessoas em situação social de vulnerabilidade como cidadãos de baixa renda, desempregados, beneficiários de programas assistenciais – como o Chapéu de Palha e o Bolsa Família -, estudantes da Rede Pública, além de egressos do sistema penitenciário e socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE).

O Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, explica que o CNH Popular além de contemplar a Primeira Habilitação, oferece vagas para Renovação, Adição e Mudança de categoria da CNH, o que representa o aumento das chances de ingresso e permanência no mercado de trabalho.

“O CNH Popular é uma iniciativa pioneira do DETRAN-PE que, desde 2008, oferece à população o que viria a se tornar obrigatório em função da Lei 13.103, de maço de 2015, que estabelece como direito dos motoristas profissionais o acesso gratuito a programas de formação e aperfeiçoamento. O diferencial, é que o CNH Popular abrange todos os cidadãos, sejam ou não profissionais.”, destaca Ribeiro.

Ainda segundo ele, o Programa estimula os futuros condutores a procurarem uma formação adequada antes de pegar no volante. “Desta forma, o Programa colabora para a cultura de paz no trânsito: principal proposta do Maio Amarelo”, finaliza.

Como Funciona o CNH Popular

·         Ao fazer sua inscrição através do site www.detran.pe.gov.br, o candidato preenche um cadastro onde informa dados que permitirão sua alocação num dos grupos contemplados pelo Programa. Além dos dados pessoais, devem ser informados o número de dependentes do candidato, a situação empregatícia, valor da renda, dentre outros.

·         Finalizadas as inscrições, será disponibilizada e divulgada, no site do DETRAN/PE, a relação dos 18.000 selecionados de acordo com a ordem de classificação por segmento.

·         Por fim, começa a fase de convocação. Os candidatos convocados comparecem ao DETRAN/PE munidos da documentação exigida para cada segmento beneficiado, tendo em vista comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. Estando tudo ok, o selecionado começa a usufruir o benefício.

 

(Fonte): Detran-PE