Diversas redes de proteção social do Sertão participam da mobilização.
Segunda (18) é o Dia de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual.
Diversas redes de proteção social do Sertão pernambucano participam de mobilização para a proteção de crianças e adolescentes. São realizadas nas cidades da região, ações como palestras, debates e panfletagens sobre o tema. As atividades fazem alusão ao ‘Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, na segunda-feira (18).
Em Lagoa Grande, uma das cidades onde acontece a campanha, as atividades estão sendo realizadas desde o dia 27 de abril. No município são promovidas palestras nas escolas para alertar estudantes e profissionais da educação sobre as formas de abuso e violência. Os distritos de Juataí e Vermelhos também receberam atividades. No dia 18 está programada uma caminhada pelas ruas da cidade.
No município de Salgueiro, também no Sertão, acontecem, entre outras atividades, entregas de panfletos, colocações de adesivos em bares, restaurantes e carros. Além disso, são realizadas palestras educativas sobre o tema nas escolas municipais, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As ações na cidade devem ser estender por todo o mês de maio.
As atividades também acontecem em Petrolina. Já foram realizadas palestras e mesas redondas e outras estão previstas para os dias 18, 19, 21 e 28 em instituições de ensino. No ‘Dia D’ da campanha, a segunda-feira (18), o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) vai fazer um ‘pit stop’, uma mobilização no Centro, das 8h às 13h, com apitos, panfletagem, entrega de adesivos e carro de som abordando a temática do combate ao abuso e exploração sexual.
Ainda em Petrolina, no dia 20, será promovida uma conferência com o tema ‘Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente’. A audiência será no auditório do SEST/SENAT. O credenciamento será realizado no dia, a partir das 8h. O evento tem como foco os profissionais e que trabalham com crianças e adolescentes, mas é aberto ao público em geral.
De acordo com estatísticas do Creas Regional, no ano de 2014, foram notificados 62 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em cidades do Sertão. Alguns dos municípios onde o crime aconteceu foram Petrolina, com 11 casos, Cabrobó, também 11, Lagoa Grande, 13, e Santa Maria da Boa Vista, 10 casos. Já no ano de 2015, o Centro registrou 10 casos entre os meses de fevereiro e abril.