O aumento de acidentes por falar no celular tem aumentado significativamente a preocupação das autoridades no trânsito. Em Petrolina no período de janeiro de 2014 a outubro de 2015 foram geradas 8.483 multas, um número relativamente alto para a cidade.
Segundo o setor de educação e fiscalização da EPTTC-Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo, dirigir falando ao celular ou com fones de ouvido conectados a aparelho de som pode render multa de R$ 85,13 e a perda de 4 pontos na carteira de habilitação. No Reino Unido, por exemplo, a multa para usar o telefone enquanto dirige é de 1 mil libras, ou seja, cerca de R$ 3,9 mil (na cotação de segunda-feira).
Psicólogos afirmam que entre tantas funções que necessitam de nossa atenção plena, está o ato de dirigir. A agente de trânsito e psicóloga Karina Gomes afirma que ficar atento nas ruas enquanto você dirige é essencial, para preservação da sua vida e da vida de tantas outras pessoas.
Ainda de acordo com Karina, infelizmente o que pode acarretar em um acidente, tendo até vítimas fatais é o fato de a maioria desses acidentes ser causado pela falta de atenção ou uma distração,e na maioria das vezes está o uso de um celular no transito.
“É notório o vício de toda a população em redes sociais. Mas é preciso saber dosar o uso, e ficar atento durante a ação de dirigir. É proibido, muito perigoso usar o celular enquanto se dirige”, ressalta Karina.
É por isso, que a cada dia a EPTTC aumenta a fiscalização nas principais avenidas e os pontos mais movimentados da cidade. Este ano a EPTTC realizou várias Campanhas Educativas para conscientizar os motoristas para não usar o celular enquanto dirige.
Ascom-EPTTC