Abertura oficial da festa, no Marco Zero, reúne constelação de artistas que vão acompanhar o anfitrião Naná Vasconcelos
O clima de carnaval já tomou conta do Recife. Agora, só falta o pontapé inicial da folia, que será dado na noite de hoje pelo percussionista Naná Vasconcelos. Anfitrião da festa há 15 anos, ele recebe o cantor Lenine, 30 caboclos de lança, 12 nações de maracatu e quatro tribos de caboclinhos, além da cantora portuguesa Sara Taraves e do pernambucano Lenine no Marco Zero.
Esta será a primeira vez que grupos de caboclinho dividem o palco com Naná na abertura. “O carnaval do Recife é democrático porque não precisa ter abadá para aproveitar a festa. Outra característica é que valorizamos nossos artistas. Pela primeira vez, estou trazendo caboclos. Esta é uma oportunidade de eles serem vistos por todo o país”, disse Naná.
A apresentação começará com um cortejo, onde Naná e os convidados saem da Rua da Moeda, às 18h. Em seguida, o anfitrião e Voz Nagô cantarão Saudação aos orixás, Que barulho é esse, Estrela é lua nova e Maré Mansa. Com a cantora Sara Tavares, Naná apresentará as canções Batuco/Olha a mulata; Balancé, Ginga, Nzinga e Di alma. A quarta parte do espetáculo será com o cantor Lenine, com as músicas Rita lavadeira, Na pressão, Minha cidade e Jack soul brasileiro. No final, todos entram cantando Nzinga.
A segunda parte da noite de abertura de carnaval começa às 22h. Será a vez do Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério mostrarem a diversidade musical característica do Recife. O show terá a participação de 18 convidados, dentre eles, Johnny Hooker, Lirinha, Otto, Elba Ramalho, Chico César e Luiza Possi. O encerramento da noite que dá o pontapé inicial na folia da capital pernambucana será feito com apresentação dos cantores Marron Brasileiro, Ed Carlos, Diego Cabral, Edilza Aires e do Coral Edgard Moraes.
Mobilidade
Para garantir a locomoção dos foliões, 105 linhas convencionais e 38 bacuraus terão mudança no trajeto que realizam. A alteração começa às 12h de hoje. Os usuários devem ficar atentos aos novos itinerários dos ônibus. A maioria das linhas que vem de Olinda terão retorno na Praça da República. Os veículos que vêm da Zona Sul farão retorno no Terminal de Passageiros de Santa Rita.
Os coletivos da Zona Norte terão dois trajetos: os que trafegam pela Avenida Norte retornarão na Praça da República, enquanto os que passam pela PE-15 farão retorno na Avenida Conde da Boa Vista ou na praça. Os ônibus que vêm da Zona Oeste farão retorno na Conde da Boa Vista ou no Terminal de Santa Rita.
Os foliões que optarem ir para a abertura do carnaval do Recife de táxi devem estar atentos aos novos valores do transporte. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que os 6.125 táxis cadastrados no Recife estão autorizados a operar na bandeira 2 a partir das 6h de hoje. Os veículos poderão operar nessa condição até as 6h da Quarta-feira de Cinzas. O valor do quilômetro na bandeira 2 é R$ 2,79. A bandeirada custa R$ 4,75.