O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em conjunto com a Prefeitura, através das Secretarias de Cidadania, Saúde e Educação, realizou nessa terça-feira, 31, o 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016. Participaram do evento, que este ano teve como tema “Eu e o meu município crescendo junto” o Prefeito de Petrolina Júlio Lossio, diversas autoridades do município e pessoas da sociedade civil, que lotaram o auditório do SEST/SENAT, em Petrolina.
O evento começou às 8h com uma feira cultural que teve a participação de vários núcleos da área de cidadania, como o NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), além de apresentações de corais e grupos de teatro petrolinenses. Às 10h foi a vez da mesa de debates no auditório, que contou com a fala do Prefeito de Petrolina, Julio Emilio Lossio de Macedo, a secretária de cidadania Adinair Viana, a mediadora do Selo UNICEF Marina Mendes e os jovens do NUCA, além de representantes das Secretarias de Cidadania, Educação e Saúde.
O Prefeito Julio Lossio destacou as conquistas que Petrolina tem alcançado. “É uma grande satisfação saber que estamos avançando. Petrolina, por meio da administração municipal e da comunidade, tem se esforçado em prol da infância e da juventude do nosso município, e merecemos esse reconhecimento do Selo UNICEF mais uma vez”, frisou.
Para a Secretária de Cidadania Adinair Viana, a avaliação foi positiva. “Certamente, a conquista do Selo UNICEF vai ter um grande significado pra nós. Sabemos que o nosso trabalho está sendo bem feito, em conjunto com toda a população de Petrolina, que está de parabéns. Os índices do IDEB estão aí para provar o quanto a nossa cidade tem se empenhado para oferecer educação de qualidade para as nossas crianças e jovens”, destacou.
O Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município recebe pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
[ad name=”350×250″]