[ad name=”728×90″]
O governo de presidente Michel Temer foi avaliado como ruim ou péssimo por 39% dos brasileiros entrevistados na pesquisa CNI/Ibope, em setembro. O percentual de pessoas que consideram o governo de Michel Temer regular é de 34% e os que avaliaram como ótimo ou bom somam 14%. Outros 12% não sabem ou não responderam. O levantamento foi divulgado hoje (3) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A última pesquisa CNI/Ibope, realizada em junho, avaliou o governo ainda interino de Temer após pouco mais de um mês de gestão. O governo interino foi considerado ruim ou péssimo por 39% da população, ótimo ou bom por 13% e regular por 36%. Entre os que não sabem ou não responderam o percentual foi de 13%.
Entre os entrevistados, 28% aprovam a maneira do presidente Temer governar e 55% desaprovam. Na pesquisa anterior esses percentuais foram de 31% e 53%, respectivamente. Em relação à confiança, 26% confiam no presidente Temer e 68% não confiam. Na pesquisa anterior, 27% declararam confiar no presidente Temer e 66% não.
Na última pesquisa CNI/Ibope que avaliou o governo da então presidenta Dilma Rousseff, em março deste ano, 69% dos entrevistados consideraram o governo da petista ruim ou péssimo.
A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 25 de setembro com 2.002 pessoas em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Perspectivas
Ao responder sobre as perspectivas em relação ao restante do governo do presidente Michel Temer, 38% consideram que será ruim ou péssimo, 30% que será regular e 24% acreditam que será ótimo ou bom. Outros 8% não sabem ou não responderam.
Essas avaliações tiveram pouca variação quando comparadas com a pesquisa anterior, quando Temer ainda era presidente interino. Em junho, 35% dos entrevistados declararam acreditar que o restante do governo será ruim ou péssimo, 32% que será regular e os mesmos 24% disseram acreditar que será ótimo ou bom. Na ocasião, o percentual dos que não sabem ou não responderam foi de 9%.
A pesquisa ainda pediu aos entrevistados que comparassem as gestões de Temer e Dilma na presidência. Os dados apontam que 24% dos entrevistados consideram o governo do peemedebista melhor, 38% avaliam ser igual e 31%, pior. O percentual dos que não sabem ou não responderam soma 7%.
A pesquisa CNI/Ibope mediu e percepção que os entrevistados têm sobre o noticiário relacionado ao governo. Para 43% as notícias recentes são mais desfavoráveis ao governo, frente a 18% que acha serem mais favoráveis. Quando chamado a citar alguma notícia sobre medida anunciada ou em discussão pelo governo, o tema mais lembrado foi a reforma da previdência.