[ad name=”728×90″]
O fenômeno da “superlua”, quando o satélite natural da Terra fica mais próximo do planeta que o habitual, acontece no dia 14 de novembro. E esta será a maior superlua do século XXI até o ano de 2052, quando o satélite terá uma distância menor da Terra.
A última vez que a Lua esteve tão perto do planeta foi em 26 de janeiro de 1948. Em menor distância da Terra, o fenômeno faz com que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.
A próxima vez que o fenômeno deverá ser tão intenso ocorrerá apenas em dia 25 de novembro de 2034. A explicação se deve ao movimento elíptico do satélite natural e as fases da lua. Enquanto se move ao redor da Terra, sua distância muda substancialmente entre seu ponto mais próximo (perigeu) e o mais distante (apogeu) em relação ao planeta.
A superlua acontece quando o perigeu coincide com a lua cheia. A previsão é que, em 2016, aconteçam três superluas. A primeira surgiu no último dia 16 e as próximas estão previstas para os dias 14 de novembro e dezembro.