Equipes da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) continuam nas ruas da cidade em uma operação específica para coibir os abusos sonoros. Neste fim de semana, a operação ‘Sossego nos bairros’ passou por sete localidades: Loteamento Recife, Vila Marcela, São Gonçalo, Cohab 4, Residencial Monsenhor Bernardino, Nova Vida 1 e 2.
Ao todo, oito veículos foram abordados e os motoristas orientados a desligarem o som. Duas notificações ainda foram emitidas. A ação contou com 10 agentes de trânsito e o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.
A proposta da operação é punir as pessoas que desobedeceram à resolução 624 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina a autuação do condutor que for pego com som automotivo audível pelo lado externo do veículo, com volume ou frequência que perturbe o sossego público, em vias terrestres de circulação.
Segundo o gerente de Educação no Trânsito da Ammpla, Jilmar Barros, a iniciativa surgiu após denúncias da própria comunidade, que vem aprovando a presença dos agentes nas ruas. “As pessoas estão elogiando o trabalho da autarquia no sentido de regulamentar as autuações para som automotivo, de forma que esses paredões não perturbem o sossego público”, destacou.
No próximo fim de semana, equipes da Ammpla e da Guarda Municipal continuam a ação em outros bairros da cidade. As denúncias podem ser feitas pelo telefone.