Dia dos Nordestinos é comemorado neste 8 de outubro

Hoje, 8 de outubro, é o dia do Nordestino. A data foi instituída em 2009, em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.

 O “Dia do Nordestino” foi criado em São Paulo, por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil (com exceção do próprio Nordeste, claro).  

 A cultura popular do Nordeste é muito rica. Seu artesanato, musicalidade, religiosidade, culinária, festividades, mitos, lendas, crendices, costumes, danças, superstições e outras tantas formas de manifestações artísticas deste povo é sensacional. 


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Em São Paulo é comemorado com muita festa no Centro de Tradições Nordestinas e Museu da Imigração

Programação repleta de música, dança e atividades culturais acontece nos espaços nos dias 7 e 8 de outubro
São Paulo é considerada a maior cidade nordestina do Brasil, por ter em seu contingente populacional uma parcela considerável de nordestinos migrantes. Para brindar essa comunidade, que contribuiu e contribui com o desenvolvimento da capital paulistana, é comemorado no dia 8 de outubro o Dia do Nordestino.
Para festejar essa importante data, o Centro de Tradições Nordestinas e o Museu da Imigração – duas fortes entidades que contam e preservam a trajetória dessa população na capital – estarão em festa em seus respectivos espaços no próximo final de semana, dias 7 e 8 de outubro, com entrada gratuita para o público.
A festa começa no sábado (7) no Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – com o evento “VIVA! Ritmos Nordestinos”.
Ritmos típicos de vários estados do Nordeste brasileiro são a grande atração dessa edição do VIVA!. O palco terá a apresentação do Núcleo Fervo, que promete um verdadeiro arrastão de frevo pernambucano. O maracatu de baque virado vai tomar conta do jardim do Museu com o grupo Bloco de Pedra. O “aulão de forró” vai preparar e aquecer os visitantes para o show do Trio Cultura Brasileira, que apresenta clássicos do forró pé-de-serra.
Para completar a festa, os visitantes vão encontrar alguns produtos típicos e poderão participar de uma oficina de cordel e aula de dança. O evento é gratuito e vai funcionar das 13h às 17h.
No dia do Nordestino (8), a festança está garantida no principal reduto da comunidade em São Paulo com o evento Somos Todos Nordestinos. O CTN inicia a festa pela manhã em um momento de fé com o show do Padre Marcos Roberto Pires, mais conhecido como o “Padre Elvis”. Com seu carisma e visual que lembra o rei do rock, o padre promete homenagear a fé do povo nordestino.
Ao longo da tarde, o tradicional forró pé-de-serra vai tomar conta do salão principal e do palco do CTN com os Trios Terra da Garoa e Cultura Brasileira. Para incendiar o espaço e promover um verdadeiro caldeirão da cultura nordestina, um grande cortejo de sanfoneiros promove aquele arrastão do público com os grandes sucessos do forró.
Vai estar presente também a bateria da Escola de Samba da cidade de Santos Sangue Jovem, que em 2018 tem como enredo “Em vida de viajante: A bravura Cabra da Peste na São Paulo de Nóis Tudim”, homenageando a presença dos nordestinos em São Paulo.
Em seguida, as cores e os passos do frevo colorem o palco do CTN com os músicos e bailarinos da Companhia Trupe Trupé. À noite, o som grave dos tambores do Maracatu vai homenagear toda a herança e sincretismo cultural vindo da região Nordeste.
A festa no CTN tem início a partir das 10h e segue até às 22h, com entrada gratuita para o público. Confira a programação abaixo
Programação Dia do Nordestino
Sábado – 07 de outubro (Museu da Imigração – VIVA! Ritmos Nordestinos)
14h – Frevo com Núcleo Fervo
15h – Maracatu com Bloco de Pedra
15h30 – Aulão de Forró
16h – Trio Cultura Brasileira
15h – Oficina de Cordel
Cordelistas (declamação, venda, exposição das 14h às 17h)
Domingo – 8 de outubro (CTN – Somos Todos Nordestinos)
10h – Missa nordestina com Padre Marcos Roberto Pires
13h30 – Trio Terra da Garoa
15h30 – Trio Cultura Brasileira
16h20 – Apresentação da Escola de Samba Sangue Jovem
17h – Cortejo de Sanfoneiros
18h – Apresentação de Frevo
19h – Cortejo de Maracatu
20h – Aula show de forró
Cordelista (declamação, venda, exposição – Das 13h às 17h)
Dia do Nordestino
Dia 8 de outubro foi instituído como Dia do Nordestino em São Paulo por meio da Lei 14.952/2009. A data foi escolhida em homenagem ao centenário de nascimento do poeta popular cearense Patativa do Assaré.
A capital paulistana é a cidade que abriga, atualmente, o maior número de nordestinos residentes fora de sua região. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Grande São Paulo, 82% da população das cidades têm sua origem dos estados do Nordeste e Norte.
A lei também foi um modo de combater o preconceito vivenciado por nordestinos nos diversos âmbitos da sociedade, além de contribuir para o reconhecimento e orgulho da identidade cultural dessa parcela da população.
SERVIÇOS
Evento: Dia do Nordestino
VIVA! Ritmos Nordestinos
Data: 7 de outubro
Hora: das 13h às 18h (bilheteria até às 17h).
Entrada: gratuita
Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – SP
Contato: (11) 2692-1866 / www.museudaimigracao.org.br
Somos Todos Nordestinos
Data: 8 de outubro
Hora: das 10h às 22h
Entrada: gratuita
Local: Centro de Tradições Nordestinas – Rua Jacofer, 615 – Bairro do Limão – SP
Contato: (11) 3488-9400 / www.ctn.org.br