A Prefeitura de Petrolina criou uma estratégia para resolver um problema que atinge os moradores de condomínios e loteamentos localizados na região do bairro Jatobá, zona lesta da cidade. É que uma uma lagoa que fica numa área às margens da Avenida das Madeiras está recebendo esgoto de maneira clandestina. Isso fez com que a água transbordasse depois das últimas chuvas registradas na cidade, danificando os muros de alguns imóveis.
A fim de resolver o problema, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM), está realizando uma intervenção no local. Uma bomba d’água será instalada para drenar o esgoto da lagoa e, com ajuda de canos, levar todo o resíduos até o sistema de saneamento da Compesa. Além disso, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) estão realizando a limpeza da área com o auxílio de uma escavadeira e uma retroescavadeira.
De acordo com o diretor de Saneamento da SEINFRAHM, Igor Falcão, além de evitar que o esgoto acabe caindo no Rio São Francisco., a medida também serve para minimizar os transtornos pós-chuvas. “A Prefeitura está realizando uma série de ações para diminuir os danos causados pelas chuvas nas vias da cidade a partir do pedido do prefeito Miguel Coelho para que tenhamos atenção especial nessas situações. Esperamos que com essa e outras medidas que estamos tomando seja possível diminuir a preocupação das pessoas quando algo tão importante para o sertão, como a chuva, se aproxima”, destaca Falcão.
ASCOM