STJ autoriza cancelamento da CNH em caso de IPVA atrasado. Será?; Confira

Está circulando em Grupos de WhatsApp e em outras redes sociais mais um BOATO com a seguinte frase:

Muita gente ficou assustada com a história. Afinal, a situação financeira do brasileiro faz com que dívidas (como o IPVA) acabem não sendo pagas. A notícia tentando ser tão convincente pede até a assinatura de uma petição. 

Apesar de a história ter sido replicada em perfis no Facebook e até em um site de petições (com direito a um usuário fake chamado OAB B.), ela surgiu em um site que tem como único objetivo criar Fake News (sem avisar as pessoas de que a informação é falsa).
O tal site (que pertence a um grupo ou pessoa que tem vários sites de Fake News) já publicou “pérolas” desmentidas aqui como a que apontava que Lula lançaria seu filho para a presidência ou que o link do esquilo era um vírus mortal.
Ao procurar mais detalhes sobre o assunto, descobrimos que a fake news surgiu de uma informação real que saiu na mídia há alguns dias. No dia 5 de junho de 2018, o STJ decidiu pela suspensão da carteira de motorista de um homem que estava devendo R$ 16 mil a uma escola. Porém, a decisão não fala em nada sobre multa, prazo de decisão e etc. É o seguinte: a carteira fica retida até que ele pague a dívida. E só.
Resumindo: a história que aponta que o STJ decidiu que quem atrasar o IPVA ou entrar no SPC (Serasa) vai ter a carteira de motorista cancelada é falsa. 
Edição: Edgard Matsuki – Jornalista e caçador de falcatruas na internet


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});