Mais que um feriado, o tradicional desfile pelo 7 de Setembro é data especial para milhares de petrolinenses que saíram de suas casas nesta sexta-feira (7) para celebrar os 196 anos da Independência do Brasil. As comemorações tiveram início por volta das 9h quando o prefeito Miguel Coelho, o senador Fernando Bezerra Coelho e o Tenente-coronel, José Otávio, fizeram o hasteamento das bandeiras de Petrolina, Pernambuco e do Brasil.
Em seguida, o gestor recepcionou militares e autoridades dando início à revista às tropas, que autorizou a saída do miliares pela Avenida Guararapes. Para o prefeito, o Dia da Independência é um momento para fortalecer o orgulho e as conquistas democráticas do País. “Vivemos um momento difícil e precisamos nos unir em torno do Brasil, na busca da paz e do equilíbrio das instituições. Nosso povo já mostrou que é forte e capaz de superar grandes adversidades, acredito que agora é mais um desses momentos em que o brasileiro vai mostrar superação e retomar o caminho da prosperidade com serenidade”, enfatizou Miguel.
Os primeiros a desfilar foram os alunos do Colégio da Polícia Militar. Em seguida, passaram pela avenida os integrantes da Marinha, Exército e Aeronáutica. As comemorações contaram ainda com desfile da Polícia Militar; 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp); 4º Grupamento de Bombeiros; Policia Rodoviária Federal; Guarda Municipal; Militares da Reserva; Desbravadores e Clube de Aventureiros.
A Marinha desfilou exibindo embarcações de salvamento. A Polícia Rodoviária Federal passou pela Avenida Guararapes também levando os equipamentos de trabalho e a Guarda Municipal desfilou com viaturas e apresentação das motos utilizadas nas ações em defesa do patrimônio público e da comunidade.
Aos 65 anos, Dona Rosalva, acompanhou o desfile ao lado da família e elogiou o evento. “Todo ano eu venho no 7 de Setembro e no 21 de Setembro também. Eu acho é bonito ver tudo organizado assim e é festa pra todo mundo, pequeno e velho. Enquanto tiver saúde pra vir eu vou vir aqui”, disse.
Fotos: Jonas Santos