A Autarquia de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) está intensificando as ações para garantir a segurança de passageiros no transporte da cidade. Uma delas, diz respeito às fiscalizações do serviço de mototaxistas que estão sendo intensificadas a fim de combater o transporte irregular que pode oferecer risco à população. Além de reforçar as fiscalizações, a Ammpla também publicou portaria nesta terça-feira (23) proibindo que mototaxistas utilizem a balaclava – conhecida como touca ninja – durante os serviços.
De acordo com o diretor-presidente da Ammpla, Edilson Leite, o ‘Edilsão do Trânsito”, a ação busca garantir a segurança dos usuários do serviço dos mototaxistas. “Nosso objetivo é coibir o transporte irregular e assim zelar pela segurança dos passageiros. Quem trabalha como mototaxista em Petrolina deve seguir as exigências do Termo de Permissão e nossa preocupação, neste momento, é fazer cumprir estas regras e assim levar segurança aos passageiros”, disse.
Ainda de acordo com Edilsão, as fiscalizações estão sendo intensificadas com o intuito de orientar sobre as exigências do município acerca da prestação deste tipo de serviço. Para trabalhar com transporte complementar em Petrolina, é preciso requerer junto à Ammpla um Termo de Permissão (TP) cujo número deve ficar afixado no veículo autorizado. O mototaxista que for flagrado com a ‘touca ninja’ pode ser autuado e pagar uma multa de R$ 150 como prevê o Decreto 83 de 2009.