Imagens de câmeras de segurança mostram trabalhadores reparando colunas do Edifício Andrea, em Fortaleza (CE), minutos antes de o prédio desabar. No vídeo, aparecem engenheiros e trabalhadores contratados pela síndica do prédio para fazer uma reforma.
O edifício caiu na manhã de terça-feira (15/10/2019). Às 9h54, de acordo com as imagens obtidas pelo site Diário do Nordeste, um dos trabalhadores começa a quebrar um dos pilares do prédio. A base coluna fica bem fina, quase sem concreto.
Cerca de 14 minutos depois, às 10h08, uma grande estrutura, que aparenta ser um reboco, cai da parede na entrada do edifício. Os engenheiros e a síndica, Maria das Graças Rodrigues, de 53 anos, observam o que aconteceu no local.
O cimento de partes das paredes, contudo, continua caindo. Às 10h28, a síndica retorna ao estacionamento do imóvel e não é mais vista. O imóvel desabou por volta das 10h30. Maria das Graças está entre as pessoas que ainda estão desaparecidas.
“Eu ainda reclamei daquele serviço. O cara descascou todas as colunas. Cinco colunas. Quando ele foi mexer no pilar principal, deu um pipoco, os ferros estouraram e o prédio desceu” afirma Paulo Bezerra Martins, morador do primeiro andar do Edifício Andrea.
Entenda
Subiu para seis o número de mortos no desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza. Na noite dessa quinta-feira (17/10/2019), equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará conseguiram retirar Rosane Marques de Menezes, 56 anos, dos escombros. Quatro pessoas ainda estão desaparecidas.
Além da sexta vítima, a perícia também confirmou a identidade da quinta pessoa morta. Trata-se de Maria da Penha Bezerril Cavalcante, 81. As demais vítimas identificadas são Nayara Pinho Silveira, 31, Antônio Gildasio Holanda Silveira, 60, Izaura Marques de Menezes, 81, e Frederick Santana dos Santos, 30.
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que os trabalhos de busca vão continuar durante toda a sexta-feira (18/10/2019).
Texto: Metropoles