Na atualização deste sábado (11), para casos de H1N1 e COVID 19 a Secretaria da Saúde de Juazeiro, Norte da Bahia, informa que mais duas pessoas tiveram os exames confirmados para o coronavírus. Desta vez, os pacientes não viajaram para cidades ou países com transmissão e nem tão pouco tiveram contato com os outros infectados na cidade. A partir disso, fica constatada transmissão comunitária em Juazeiro.
Para o coronavírus tem registrado 35 notificações, destas 18 já foram descartados, 12 estão em análise pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador e cinco casos confirmados e, destes, dois já estão recuperados. Sobre os pacientes confirmados neste sábado, um está internado no Hospital Regional de Juazeiro e o outro encontra-se em isolamento domiciliar e está sendo acompanhado pela SESAU através da Vigilância Epidemiológica.
Para H1N1 permanecem as 60 notificações, sendo 16 casos confirmados, incluindo dois óbitos. Ao todo 24 casos suspeitos já foram descartados e 20 permanecem em investigação.
De acordo com a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, o cenário de cuidados em Juazeiro deverá ser modificado. “A partir do momento que não conseguimos mais identificar a transmissibilidade desta doença e entramos assim no cenário de transmissão comunitária, os cuidados precisam ser redobrados. O prefeito Paulo Bomfim prorrogou até 22 de abril o decreto de fechamento do comércio, e a partir de agora solicitamos às pessoas que sejam parcerias no enfrentamento a esta doença e permaneçam em suas residências, o isolamento domiciliar é o meio mais eficaz até o momento para contermos o avanço desta doença”, explicou.
Débora Sousa/SESAU