Centro gastronômico do Bodódromo ganha nova área de alimentação e ambiente para comercialização de artesanato

A obra de requalificação e ampliação do Bodódromo entra em reta final para a entrega de um ambiente mais agradável e aconchegante para os petrolinenses e visitantes. A prefeitura tem investido em equipamentos turísticos que possam fortalecer a economia local. O centro gastronômico é um dos pontos turísticos beneficiados, já que o ambiente é parada obrigatória para quem quer saborear o carneiro na brasa, ponto forte da culinária sertaneja.

O importante ponto turístico tem passado, desde o ano passado, por uma transformação e possui, atualmente, cerca de 95% do projeto executado. A obra foi dividida em duas etapas: a primeira readequou e melhorou a acessibilidade das calçadas, como também ampliou o estacionamento.  Já a segunda contempla a implantação do pórtico de entrada, com a instalação de letreiro indicativo e revitalização do canteiro central de acesso, uma nova ‘praça de alimentação’ que conta com novos quiosques e a implantação de um espaço para exposição do artesanato local.

Para o empresário Raphael Coelho, proprietário de um restaurante no centro gastronômico, as reformas já estão sendo importantes para a recuperação dos estabelecimentos que tem sofrido com a pandemia. “Hoje eu posso falar que nosso movimento, no horário do almoço, melhorou até mesmo com relação ao que era antes da pandemia, quando as obras não tinham sido concluídas. Ainda tem uma margem boa para crescimento, mas mesmo assim, temos notado uma melhora boa e satisfatória. Essa melhora tem vindo mesmo ainda estando numa pandemia e não tendo a vinda dos turistas em massa. Ano que vem, esperamos uma recuperação ainda maior porque além do faturamento do turismo, teremos mais famílias com a apreciação da população pelo novo espaço”, ressalta.

Novos investimentos

Nos últimos quatro anos,  foram investidos quase R$ 8 milhões no setor turístico para reforçar a economia local. Além do Bodódromo, outras importantes obras foram realizadas como a reforma e ampliação da Oficina do artesão Mestre Quincas, a requalificação da Orla e a transformação do Centro Gastronômico Dona Iracy Sobral, na Rua Eraldo Gueiros.

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, reforça que outros investimentos no setor turístico serão feitos. “O prefeito Miguel já pediu para que continuemos acelerando as obras e processos. Por isso, em 2021 o petrolinense pode esperar ainda mais: já está em licitação a requalificação da Casa de Cambraia. Estamos antecipando plano de governo para alavancar ainda mais a Terra dos Impossíveis” anuncia.

A obra do Bodódromo é uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina, com execução da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra), e o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Codevasf. Na duas fases, foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões. A obra deve ser concluída até o final do ano.


Fotos: Alexandre Justino 

Edição: Giomara Damasceno