Desde o último dia 25 de janeiro, os motoristas e moradores que trafegam pelas ruas Sete de Setembro e Floriano Peixoto, no Centro de Juazeiro, estão vivendo uma nova realidade. O estacionamento rotativo (zona azul) nessas vias foi suspenso, por determinação da prefeita Suzana Ramos, após ouvir as demandas da comunidade – cumprindo uma promessa feita ainda em campanha. De acordo com a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), motoristas e comerciantes enfrentavam dificuldades para estacionar seus veículos ou terem acesso às garagens.
A CSTT explica ainda que a sinalização no local não foi modificada por estar realizando uma análise de viabilidade na área e posteriormente os moradores também serão ouvidos novamente. “Com a suspensão momentânea, estamos fazendo um estudo na área e devido a isso, as sinalizações da zona azul não foram modificadas. Depois deste estudo, vamos tomar uma decisão se realmente ela vai ser extinta totalmente ou se vai permanecer”, contou Rozinaldo Alves, gerente de Engenharia de Tráfego da Companhia.
Aos condutores que utilizam as vias, a CSTT orienta que respeitem as leis de trânsito ao estacionarem no local, principalmente em frente às garagens, que é proibido. Segundo o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no inciso IX, estabelece que “onde houver guia de calçada (meio-fio) rebaixada destinada à entrada ou saída de veículos: Infração – média; Penalidade – multa; Medida administrativa – remoção do veículo;”. Inclusive, o proprietário do imóvel pode ser enquadrado nesse quesito.
Fiscalizações
Quanto às fiscalizações, os agentes de trânsito estão atuando diariamente em toda a zona azul para coibir infrações e excessos, e em caso de necessidade, também notificando os condutores.
—-