Em audiência pública, deputada Dulci Amorim comemora novas UTI’s, mas pede ampliação consistente dos leitos em Petrolina (PE)

Nesta terça-feira (09) foi realizada, de forma virtual, uma audiência pública conjunta das comissões de Administração Pública, de Negócios Municipais e de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A deputada estadual Dulci Amorim (PT), que faz parte da Comissão de Saúde e Assistência Social, participou do encontro, que contou também com uma representação da Secretaria Estadual de Saúde.

Na oportunidade, a parlamentar sertaneja destacou a sua luta por novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Petrolina, destacando que a cidade, além de ter mais de 300 mil habitantes, integra a Rede PEBA, que atende a mais de 50 municípios pernambucanos e baianos. “Há 15 dias, eu levei um oficio, já vendo as perspectivas de aumento no número de casos da região, pedindo ao governador Paulo Câmara que aumentasse a quantidade de leitos aqui para quando, justamente, chegasse esse momento caótico, já tivesse tudo concretizado. E também fiz esse pedido ao prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Porque eu tenho dito que palanque é até o momento da eleição. Depois da eleição, a gente derruba palanque e trabalha em prol da vida”, afirmou Dulci Amorim.

A deputada sertaneja comemorou a ampliação de mais 20 leitos para o município, que vão atender à Rede PEBA, mas pontuou que Petrolina, maior cidade do Sertão pernambucano, pode e deve fazer mais pela Saúde. “A gente precisa trabalhar juntos para aumentar o número de leitos. A gente precisa ter, no mínimo, o quantitativo referente à 10% da população de Petrolina em leitos municipais”, cobrou a parlamentar.

Para Dulci Amorim é urgente trabalhar para que o cenário visto nos últimos dias no Sertão não se repita. “Já chegamos até a ter lista de espera para UTI e isso é angustiante, porque as pessoas lhe procuram e você não tem o que fazer”, lamentou.