Os 75 anos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram celebrados pela Alepe, nesta terça (9), em solenidade promovida no Auditório Sérgio Guerra. A homenagem foi requisitada pelo deputado Diogo Moraes (PSB), que destacou a importância da instituição para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado.
O parlamentar ressaltou, no entanto, os atuais desafios enfrentados pela educação pública no País. “Ao longo dos anos, a UFPE vem contribuindo para que os pernambucanos sejam protagonistas das grandes mudanças da sociedade”, disse. “Porém, devemos estar atentos aos recentes ataques ao serviço público e à educação no Brasil”, acrescentou.
Moraes ainda elogiou o trabalho de interiorização da universidade, que hoje conta com três campi: no Recife, em Caruaru (Agreste) e em Vitória de Santo Antão (Mata Sul), além de 15 centros acadêmicos em diversos municípios.
Já o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), falou sobre a disponibilidade da Casa em estreitar ainda mais os laços com a UFPE. “Temos firmado parcerias com as instituições que trabalham por Pernambuco e, assim, nos aproximarmos cada vez mais da sociedade”, observou.
O reitor Alfredo Gomes destacou o simbolismo da homenagem do Parlamento Estadual. “Esta é a casa da democracia, e nos sentimos honrados em contar com o apoio dos deputados na defesa da universidade e da educação pública”, pontuou, parabenizando toda a comunidade acadêmica.
A reunião foi presidida pela deputada Laura Gomes (PSB) e contou com a presença de diferentes autoridades, entre elas, o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, e o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho.