Subiu para 20 o número de mortos em decorrência das fortes chuvas na Bahia, que deixaram 358 feridos e já atingiram mais de 470 mil pessoas. A informação foi confirmada hoje à tarde pela Defesa Civil.
O órgão já contabiliza mais de 60 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, segundo levantamento com dados enviados pelas prefeituras e consolidados pelo governo do estado. Já são 116 municípios afetados —100 deles decretaram situação de emergência.
Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher de 33 anos vítima de desabamento e um homem de 21 anos, levado pela correnteza. Até então, os casos eram tratados como desaparecimento.
As mortes foram registradas em Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (1), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).
De acordo com o governo da Bahia, 31 trechos de rodovias foram afetadas pelas fortes chuvas que assolam o estado desde o começo do mês. O monitoramento dos pontos atingidos está sendo feito pela Secretaria de Infraestrutura.
O governador Rui Costa (PT) participa das ações de apoio em um gabinete avançado montado em Ilhéus. O pátio do aeroporto da cidade está sendo usado como base para as dez aeronaves que atuam no salvamento de pessoas e na distribuição de alimentos. Também há bases montadas em Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês.
Pela manhã, o governador sobrevoou a região para verificar o trabalho de socorro feito por mais de 150 bombeiros e policiais militares.