“A desigualdade de gênero a gente só acaba se tiver compromisso, apoio e a solidariedade irrestrita de governantes porque é importante abrir espaço para as reflexões que a gente vive e mudar essa realidade“, disse a presidente do PSDB Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, ao encerrar nesta quinta, 10, o Seminário de Enfrentamento e Combate à Violência Contra a Mulher, em Vicência, município da Mata Sul. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social lotou o espaço Diodax, no centro da cidade, e debateu temas como violência doméstica, empoderamento feminino e empreendedorismo.
Raquel também lembrou a redução da violência em Caruaru. “Com um trabalho integrado e iniciativas da prefeitura, registramos apenas um assassinato no último mês, o menor índice da série histórica iniciada em 2004”, destacou.
O prefeito Guiga Nunes disse que “Vicência se sente honrada em receber Raquel e aprender tanto como que ela tem realizado em Caruaru, que será espelho para nossa cidade pelas políticas que tem desenvolvido em diversas áreas”, frisou.
“Gostaria de lembrar que a nossa sociedade ainda vive um momento triste de violência. Não podemos aceitar isso, nem calar a nossa voz. Temos que amparar umas às outras, pois o grito de uma mulher é a voz de uma sociedade inteira”, ressaltou a vereadora Luzinete Felisberto.
O evento contou com a palestra da advogada criminalista Maria Júlia e apresentações culturais. Também participaram o ex-prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho, os vereadores de Aliança, Saraiva e Neto de Upatininga, a vereadora de Tracunhaém Gaby da Ação Social, mulheres de diversos segmentos da sociedade civil e outras lideranças da região.
Fotos: Tiago Calazans