O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina – Sindsemp, participou nesta sexta-feira (29), da I Conferência Municipal de Saúde Mental de Petrolina. O Sindicato tem dois assentos no Conselho Municipal de Saúde e participa ativamente das discussões.
“A política pública de saúde deve ser ampla e integral. A condição da integralidade é um princípio norteador do SUS, como trabalhador a gente deve estar nesse momento de construção de políticas, porque cada vez mais a gente aprimora a condição de atenção e cuidado ao usuário. Enquanto trabalhador, agente transformador da sociedade, nós temos que participar dessas construções de políticas públicas para avançar cada vez mais no atenção à população brasileira,” destacou o presidente do Sindsemp, Walber Lins.
Além do presidente do Sindsemp Walber Lins, participaram da conferência ressaltou a enfermeira e diretora de política sindical, Ruth Viviane Novaes, a diretoria de saúde e segurança do trabalho, Rosicleide Soares, delegado de saúde, Marcelo Sandes e o delegado do Igeprev, Tadeu Plínio.
“É de extrema importância esse momento onde se reúnem os profissionais de saúde, os usuários e a gestão para discutir as políticas voltadas à saúde mental. É dessas conferências que surgem as ideias de como fazer uma saúde mental melhor para o município em todas as esferas. Esse é um momento ímpar de conhecimento e de discussões dos problemas e busca de soluções no intuito de melhorar sempre”, ressaltou a enfermeira e diretora de política sindical, Ruth Viviane Novaes.
“Nós estamos todos os dias na casa dos usuários do SUS enquanto servidor da saúde. A gente discute mesmo sem intenção a saúde mental, agindo as vezes como aconselhador. Estamos aqui para contribuir e buscar conhecimento para melhorar o nosso trabalho no dia a dia com a população,” frisou o delegado de saúde do Sindsemp.
Da I Conferência Municipal de Saúde Mental serão eleitos quatro delegados para a Conferência Estadual que acontecerá em junho, na cidade de Gravatá.
Assessoria de Comunicação do Sindsemp