Situações simples, como brincar com os colegas no pátio da escola ou comer um lanche, podem resultar em acidentes graves envolvendo crianças e adolescentes, isso inclui quedas, fraturas ou asfixia por engasgo, por exemplo. Por essas e outras razões, os profissionais que trabalham em unidades de ensino precisam conhecer técnicas de primeiros socorros, pois elas são indispensáveis em momentos de emergência. Pensando na segurança e bem-estar dos estudantes, a Prefeitura de Petrolina, por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Esportes e de Saúde, promoveu formações sobre o tema, para cerca de 300 profissionais da Educação Infantil.
As capacitações foram ministradas pelos socorristas do SAMU e realizadas em dois ciclos formativos, contemplando as equipes do programa Nova Semente e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A ação atende ao que preconiza a Lei 13.722, de outubro de 2018, denominada Lei Lucas, que determina que professores e funcionários de escolas de educação infantil e básica, públicas ou privadas e também de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil, tenham capacitação em primeiros socorros.
Durante a formação, os socorristas do SAMU ensinaram sobre procedimentos e manobras para o primeiro atendimento em caso de engasgo, queimadura, quedas, massagem cardiorrespiratória, estancamento de sangue, entre outras. As aulas foram expositivas e com dinâmicas que possibilitaram a participação, com atividades práticas de simulação e demonstração. No final do curso, cada unidade educacional recebeu certificação e um kit de primeiros socorros.
“Essa capacitação nos trouxe a possibilidade de saber como agir em uma situação emergencial, mas com responsabilidade e com todo cuidado e conhecimento para prestar o primeiro atendimento em caso de acidentes nas unidades educacionais. Uma intervenção rápida e eficiente, com procedimentos adequados, poderá salvar uma vida”, destacou a coordenadora do CMEI CAIC, Gessica Macêdo.
A secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, destaca que essa é uma formação que acontece anualmente na Rede Municipal de Ensino de Petrolina. “Precisamos estar reciclando periodicamente nossos profissionais, em relação aos fatores de proteção. A gente sabe que a infância é uma fase em que as crianças exploram os ambientes, são curiosas, querem conhecer tudo ao seu redor, isso faz parte do processo de desenvolvimento deles. Mas precisamos estar atentos e fazer com que nossos profissionais sejam habilitados para prestar os primeiros socorros em caso de acidentes”, finalizou Poliana.