Desde 2017, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, tem buscado cumprir o seu papel para fortalecer as políticas públicas educacionais. Para isso, o município segue investindo na melhoria do ensino e na ampliação da oferta de vagas, a atual gestão tem construído e reformado diversas unidades que irão garantir um serviço educacional mais humano e acolhedor. No bairro Nova Petrolina, por exemplo, estão em andamento duas grandes obras estruturantes, que vão mudar a realidade dos estudantes da localidade através da construção de uma Escola e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
As obras seguem aceleradas e vão permitir que as crianças e adolescentes, em idade escolar, não precisem se deslocar para bairros mais distantes para poder estudar. Para dar celeridade aos serviços, dezenas de profissionais trabalham diariamente para concluir a parte estrutural do prédio e adequar as partes hidráulica e elétrica à estrutura das unidades escolares. A creche já está com 40% de sua estrutura finalizada. Já a escola com 30%, seguindo o cronograma previamente estabelecido.
A Escola e o Cmei estão sendo erguidos numa área total de 4.528,08 m² e com um investimento de mais de R$ 6 milhões, em convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os equipamentos terão capacidade para atender mais de mil alunos nos dois turnos. Para creche, serão construídas 10 salas de aula climatizadas com banheiros, fraldário, lactário, salas de amamentação e de reuniões, bloco administrativo, pátio coberto, espaços para horta, playground, refeitório, cozinha, copa e vestiário para funcionários. Enquanto a escola contará com 12 salas de aula climatizadas, laboratórios de química, matemática e informática, biblioteca, auditório, área administrativa, pátio e quadra poliesportiva coberta, cozinha, refeitório, banheiros acessíveis, estacionamento próprio. Todas as dependências estão adaptadas às normas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
“Nosso empenho é fazer com que a educação cresça, que ela favoreça a melhoria da qualidade de vida das pessoas, porque sem uma educação de qualidade, não temos perspectiva de futuro. Precisamos preparar as nossas crianças, seja do ponto de vista humano, social ou intelectual. Temos um grande gestor que acredita que a educação é a maior esperança para essas crianças, o caminho para o futuro e construção do país. Simão não mede esforços para que isso tudo se torne realidade. São obras que, com certeza, vão melhorar ainda mais a educação de Petrolina, garantir mais dignidade aos estudantes e a certeza que o futuro dos alunos está sendo construído da melhor forma”, ressaltou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.
Fotos: Deivid Menezes