À beira do Rio São Francisco, Petrolina se tornou uma das melhores cidades para se viver no Nordeste, e próximo a completar seus 127 anos de história, a capital do Sertão do São Francisco, possui diversas belezas naturais. Uma delas é a Ilha do Massangano, a maior da região com cerca de três quilômetros.
O acesso à Ilha é feito pela Estrada da Tapera, mais precisamente há 15 km do Centro da cidade. Ela é famosa não só para banho, mas também é um local indicado para acampamento e conhecido por abrigar uma pequena comunidade que promove o conhecido “Samba de Véio”. A preservação das tradições culturais faz parte integral da vida das pessoas que vivem na região.
“A Ilha já faz parte do nosso guia de atrativos turísticos e vale muito a pena os turistas visitarem o local. Com mais de cem anos de existência, o Samba de Véio é uma manifestação típica da ilha, uma combinação de dança e música, com ritmo vibrante, passada de geração em geração. Agora, com o Plano Municipal de Turismo, iremos direcionar todas as políticas públicas que devem ser realizadas daqui para frente”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jorge Assunção.
O secretário lembra também que existem outras tradições no lugar, como os festejos dos Santos Reis, comemorado em janeiro, e o dia de Santo Antônio, 13 de junho. “Um passeio cheio de mistério, fé e sincretismo religioso”, finalizou.
Fotos: Deivid Menezes