A candidata a governadora, Raquel Lyra (PSDB), iniciou a quinta-feira (18) falando aos ouvintes da Rádio Grande Rio de Petrolina sobre os compromissos para Pernambuco no seu futuro governo, a partir de janeiro de 2023.
Sobre segurança, Raquel reforçou que vai trabalhar na prevenção social e repressão de crimes. “Faremos em Pernambuco o Juntos pela Segurança, fortaleceremos as forças operacionais de polícia, garantindo estrutura para que sejam cumpridas as metas e resultados que assegurem mais paz nas ruas, com políticas que possam levar Pernambuco a um novo tempo na segurança pública, voltando a ser referência para o Nordeste e para o Brasil, como Caruaru virou”, ressaltou.
Em cinco anos, durante a gestão de Raquel, Caruaru reduziu o número de homicídios em 50% e em 70% os crimes contra o patrimônio. “Reunimos instituições para dialogar sobre este tema, a exemplo da Guarda Municipal, Polícia Federal, Poder Judiciário, Ministério Público e lideranças comunitárias”, acrescentou a candidata.
Raquel também se comprometeu a criar um grande programa de requalificação das estradas, cuidar da BR-232, em uma primeira etapa, e duplicar até o município de Arcoverde, no Sertão. “O retrato das rodovias é resultado de um governo que não buscou garantir a infraestrutura adequada, nas estradas, na água e no saneamento para fazer o nosso estado um lugar bom para se viver”, criticou a postulante.
“Vamos cuidar, inclusive, das vias que ligam os perímetros irrigados do Sertão do São Francisco, que têm estradas deterioradas, não só impedindo a população ao fluxo adequado, mas prejudicando a produção de uva e manga, e, com isso, garantir que os produtos sejam expandidos”, complementou Raquel Lyra.
Entre outros assuntos, a candidata do PSDB defendeu ainda a reestruturação da saúde e reforçou que vai construir cinco grandes maternidades. Já na área de educação, Raquel disse que o Programa Trilhatec vai oferecer qualificação profissional aos alunos do Ensino Médio e destacou a criação de 60 mil vagas de creche em parceria com os municípios.
ÁGUA – No final da manhã, Raquel esteve no Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife, ao lado da sua candidata a vice, Priscila Krause, onde ouviram da população que a falta de água é um dos principais problemas da localidade. Lá, se comprometeu em trabalhar incansavelmente para levar água para a casa das pessoas, e isso passa pela reestruturação da Compesa, além de repactuar a PPP do saneamento, antecipando os investimentos que precisam ser feitos.
—