A chuva prevista para a capital do Sertão do São Francisco, conforme alerta emitido pela Defesa Civil de Petrolina, superou a média prevista para o início de novembro, chegando um acumulado de aproximadamente 106 milímetros e algumas áreas passou de 120 milímetros na madrugada desta sexta-feira (04). O órgão que integra a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), mantém suas equipes com atenção redobrada, principalmente para as áreas de risco.
O secretário da SEDURBHS, Emicio Júnior, reforça a atuação contínua dos órgãos do município para o desenvolvimento de ações emergenciais. “A determinação do prefeito Simão Durando é acompanhar de perto as intercorrências e hoje pela manhã demos um giro pela cidade e identificamos os pontos críticos. Estamos trabalhando de maneira integrada aos demais órgãos municipais para reduzir os impactos que ocorreram nesta madrugada.“, frisou Emicio.
“Estivemos, desde o início da manhã monitorando as diversas regiões da cidade. Alguns bairros foram afetados, a exemplo do Antônio Cassimiro I e II, Jardim Petrópolis, Vale do Grande Rio, Loteamento Recife, Jatobá, Dom Avelar, entre outros. Mas, todos esses locais estão sendo monitorados e agora a equipe da SEINFRA está realizando ações de limpeza, com homens e máquinas para escoamento das águas acumuladas”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Marcondes Inácio. Ele pontua ainda que até o momento três famílias estão desalojadas, no total de 15 pessoas.
A possibilidade de chuvas moderadas e fortes deve prosseguir até domingo (06). Por isso, a população deve redobrar o estado de atenção e, diante de situações de anormalidade e possíveis riscos, acionar o Corpo de Bombeiros, no número 193 ou pelo whatsapp (87) 98877-2497.
Alerta de chuvas
O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas e outros fenômenos que demandem maior atenção. Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.