Carro da vacina antirrábica assegura vacinação dos animais em Petrolina, Sertão PE

Com uma ação inovadora e dedicada a atender as demandas de saúde pública, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), implantou o carro da vacina antirrábica, que está circulando em diversos bairros da cidade para imunizar cães e gatos. O veículo, que conta com um som, passa pelas ruas anunciando e convocando a população a vacinar os animais. Nessa terça-feira (20) os bairros Residencial Nova Petrolina e Pedra Linda foram contemplados, ao todo 321 animais foram vacinados no primeiro dia da ação.

Para a professora Val Oliveira, a vacinação é extremamente importante para a proteção animal e do ser humano. “A vacinação é justamente para proteger os nossos animais das doenças, então, considero como muito relevante essa ação de ir de bairro em bairro levando a imunização. Até porque isso não é uma proteção apenas para nossos gatos e cachorros, mas também para nós, tutores. Ema vez eles adoecendo, a depender da gravidade, podem transmitir para nós e, em alguns casos, pode levar até a morte. Por isso, eu peço a quem tem animalzinho de estimação, que o vacine e o deixe livre de doenças”, ressaltou a professora.

Dentro das estratégias adotadas pelo município para vacinar os animais, estão porta a porta na zona rural, vacinação no período da manhã no CCZ, realização do Dia D Antirrábica e agora o Carro da Vacina, tudo com o objetivo de proteger os felinos e cães contra a raiva. “São inúmeras estratégias que adotamos com a intenção de vacinar o maior número de animais possíveis. Temos uma estimativa de pouco mais de 40 mil cachorros e 7 mil gatos, quanto mais vacinarmos, mais imunizados os bichos e seus tutores estarão. Vale destacar que a raiva é uma doença que não tem cura e se transmitida ao ser humano pode levar a óbito”, destacou.

Os bairros que vão ser atendidos durante a semana, das 14h às 17h, são:

  • 21/12-  Pedro Raimundo e Alto do Cocar
  • 22/12- Henrique Leite e Cosme e Damião

Texto: Débora Sousa- Assessora de Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses