Escolas e creches de Petrolina celebram carnaval com muita folia, cultura e aprendizagem   

Confecção de adereços, desfile de fantasias, muita cor, folia e até enredo de carnaval fizeram parte dos festejos de momo da rede de ensino de Petrolina. No meio da chuva de confetes, os estudantes dançaram e se divertiram ao som de muito frevo e das famosas marchinhas. Máscaras, animais da floresta e personagens dos mais variados filmes não faltaram no carnaval das Escolas e Creches. O clima de descontração veio acompanhado de brincadeiras lúdicas, atividades didáticas e muita dedicação dos professores.

Na Escola Municipal Jeconias José, no bairro Ouro Preto, por exemplo, os alunos se esbaldaram no Bailinho Sustentável. Na ocasião, os discentes estavam vestidos de empolgação e com fantasias de materiais recicláveis confeccionadas por eles mesmos, com o apoio das professoras. O objetivo da atividade foi provocar de forma lúdica a consciência dos estudantes na preservação do meio ambiente e, junto a isso, resgatar a história do Carnaval e suas inúmeras manifestações, visando fortalecer a aprendizagem dos alunos e valorizar a cultura local.

A aluna do 5º ano, Laiane Teles, era uma das mais animadas e fez questão de usar uma fantasia pra lá de criativa. Para a adolescente, é muito importante a realização de atividades como essas em sala de aula para conscientizá-los, de forma divertida, quanto a importância do desenvolvimento sustentável e do carnaval. “Eu adoro o carnaval e poder participar dessa festa na escola com a fantasia que eu mesma fiz, é uma grande alegria, principalmente por contribuir com o meio ambiente”, disse Laiane orgulhosa.

A gestora da Escola Jeconias José, Maryanne dos Santos, destaca que a atividade sensibilizou os alunos sobre a importância de festejar o Carnaval com responsabilidade ambiental. “Geramos entre as crianças não apenas um debate importantíssimo relacionado à promoção de práticas sustentáveis, mas também uma oportunidade de mostrá-los o contexto histórico do carnaval”, destacou Maryanne. 

Texto: Elaine Barbosa  – Assessora de Imprensa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes