Em mais uma ação voltada para o desenvolvimento econômico do município e a capacitação profissional da sua população, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com o Grupo Aprendiz Solar, encerrou no último sábado (11) a capacitação de 75 trabalhadores em montagem, instalação e manutenção de placas solares e torres eólicas.
A capacitação teve as aulas teóricas e práticas realizadas na sede da Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (Cesaf), localizada no bairro Pedro Raimundo, com carga horária de 45h de aulas, recebendo total aprovação dos alunos.
“Considero a qualificação profissional essencial para conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho. Atualmente trabalho como garçom e vi no curso a chance de um novo emprego com melhor salário, uma vez que é uma área que está em destaque no município”, avaliou Carlos Adriano Silva de Souza.
Maria Edriana Campos já trabalhou como auxiliar administrativa e de almoxarifado numa empresa do ramo das energias renováveis e fez o curso buscando crescer profissionalmente e voltar a ocupar uma vaga no mercado de trabalho desta área. “Por experiência própria sei que as capacitações são uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Trabalhei numa empresa que implantou um parque solar aqui na cidade e me interessei por esse mercado, vi as possibilidades e agora estou me capacitando para tentar uma outra função”, disse.
Objetivo
O principal objetivo da iniciativa, conforme o gestor da Adeap, Denis Medrado, é garantir a empregabilidade. “Sabemos que muitas vagas deixam de ser preenchidas no mercado de trabalho por falta de mão de obra qualificada. Os cursos visam a empregabilidade e isso só acontece através da capacitação. Os estudos apontam que a área das energias renováveis é um mercado em franca expansão em Juazeiro e toda região”, destacou Denis Medrado.
Nova turma
A procura pela capacitação foi tão grande que houve a necessidade da abertura de mais uma turma, que inicia as aulas nesta segunda-feira (13). “A princípio seria apenas uma turma com 40 alunos, mas devido a grande procura aumentamos o número de vagas na primeira turma e abrimos as inscrições para uma nova. Essa é uma área em expansão e que com carência de mão de obra, seja na instalação, na manutenção ou operação”, explicou Celso Diniz, do Grupo Aprendiz Solar.