Com o auditório lotado, ambulantes compareceram, nesta segunda-feira (13), para a capacitação organizada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária, e que contou com representantes do Corpo de Bombeiros, da Agência do Empreendedor (AGE), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Guarda Municipal e da associação de ambulantes da cidade. O encontro foi promovido para que fossem passadas orientações aos profissionais que vão trabalhar com venda de produtos durante os dias da realização do Carnaval de Petrolina.
Atuando como ambulante há mais de sete anos na cidade, a vendedora de água e refrigerante, Maria do Socorros Santos, está ansiosa pela chegada dos dias de festividades. “Eu trabalho vendo água e refrigerante há muitos anos ali na praça 21 de Setembro, estou com pensamento positivo para esses dias de festas, já são dois anos sem trabalhar no carnaval e acredito que teremos uma boa renda “, descreveu.
A AMVS falou sobre os itens que podem e não podem estar presentes nos circuitos da folia. Para o diretor-presidente do órgão, Marcelo Gama, a educação e a informação são a base de um trabalho sério e comprometido com o público. “O nosso trabalho começa aqui, na capacitação. Por isso reforçamos a importância da presença dos ambulantes neste momento, onde informamos o que pode e não pode no circuito. Parece simples, básico, mas é de grande valia para mantermos um carnaval seguro e sem riscos para o vendedor e também para o folião”, explicou.
Só recebe a certificação de aptidão para trabalhar no carnaval, os vendedores que participaram da capacitação. Durante os quatro dias de festas a fiscalização sanitária também estará nas ruas para certificar que os vendedores ambulantes cumpram o que foi repassado, caso haja alguma irregularidade, o material será recolhido.
Texto: Débora Sousa- Assessora de Comunicação da Agência Municipal de Vigilância Sanitária