O Cluster agrega infraestrutura, arranjos institucionais e culturais que atraem empreendedores e recursos financeiros a fim de potencializar o desenvolvimento da sociedade e de empresas inovadoras. Anunciada em janeiro de 2023, a implantação Cluster de Petrolina terá uma governança formada por parcerias institucionais e a Abrafrutas terá papel importante.
Guilherme Coelho destacou que a chegada desse equipamento será um marco não apenas para Petrolina, mas para Pernambuco. “O cluster irá colaborar com a adoção de tecnologias em todas as etapas da cadeia produtiva da agricultura, especialmente, aquelas relacionadas ao sensoriamento remoto, uso de drones, entre outros. Ressaltando que ele atenderá demandas também dos pequenos e médios produtores. As inovações poderão ser compartilhadas por todo o estado e também pelo país”, comentou.
Também participaram da reunião a diretora regional do SENAI- PE, Camila Barreto, o diretor de Inovação e Tecnologia do SENAI, Oziel Alves, o diretor de Inovação do Instituto SENAI ( Na França), André Mattei Pierre, o consultor da Abrafrutas, Zacarias Ribeiro Filho e o professor e pesquisador da Univasf, Valdner Ramos.