Dois estudantes de escolas municipais representaram Petrolina no Campeonato Brasileiro de Atletismo, que ocorreu em São Paulo na última semana, e conquistaram medalhas de ouro na disputa. Integrantes da delegação da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), os paratletas sub-17, Estefhany Alice da Silva e Keyrysson Kauã de Souza, tiveram dias intensos de provas na pista, mas com resultados que comprovam, mais uma vez, os talentos dos paratletas petrolinenses.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Campeonato Brasileiro Paralímpico conta com 269 atletas inscritos, sendo 109 competidores do sub-17 e 160 do sub-20. Com força física e agilidade surpreendente, o estudante Keyrysson Kauã da Escola Municipal José Nunes, localizada em Nova Descoberta, tem comprometimento nos membros inferiores e competiu na categoria T44. Fera no atletismo, o jovem conquistou medalhas de ouro no salto em altura, lançamento de dardo e lançamento de disco. Já a estudante da Escola Municipal Anete Rolim, localizada no bairro Pedra Linda, Estefhany Alice, competiu na categoria T11(deficiente visual total) e garantiu o primeiro lugar nas provas de 400m e 800m.
“Estou muito feliz por mais uma vez ter representado Petrolina em um evento esportivo. Competir nos dá novas esperanças. Ganhei medalhas, quebrei recordes. Pretendo continuar e espero um dia participar de um campeonato mundial”, destacou Estefhany. O secretário executivo de Esportes, Jefersson Correia, ressalta a importância do incentivo da Prefeitura de Petrolina a essa nova geração de atletas, que estão tendo a oportunidade de participar de um evento nacional.
“Temos atletas de grande renome no atletismo e estamos formando uma nova geração de jovens interessados no esporte. A participação num evento nacional deste porte é de suma importância para que esses estudantes tenham a oportunidade de se socializar com atletas de diferentes culturas do nosso país, além de conhecer os inúmeros benefícios que o esporte proporciona para a vida e para a formação como cidadão”, destacou Jefersson.
Texto: Elaine Barbosa
Assessora de Imprensa da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes