Nesta semana, os cristãos relembram os últimos dias da vida de Jesus Cristo na Terra. A Última Ceia, celebrada na quinta-feira, assim como o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa não são considerados feriados nacionais, apenas a Sexta-Feira da Paixão, quando os cristãos revivem a morte de Jesus Cristo.
Confira o que abre e o que permanece fechado durante o feriado:
Prefeitura
Não haverá atendimento dos órgãos públicos municipais de Petrolina nesta sexta-feira (7). Estão mantidos apenas os serviços essenciais como: limpeza pública, hospitais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As atividades retornam na segunda-feira (10). A coleta de lixo será suspenso na sexta e volta ao normal no sábado (8).
Comércio
Os comerciantes estarão fechados nesta sexta-feira (7). No sábado de aleluia, o funcionamento volta ao normal.
Shopping
O River Shopping vai funcionar em horário especial. As lojas estarão fechadas, o hipermercado abre, das 8h às 22h, e a praça de alimentação funciona, das 12h às 22h. No sábado, o funcionamento é normal.
Detran
Detran e Expresso Cidadão estarão fechados.
Agências bancárias
As agências bancárias estarão fechadas, assim como no Dia de Tiradentes (21 de abril). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos (internet e mobile banking), tanto nos dias dos feriados quanto nos fins de semana.
As contas de água, energia, telefone e carnês com vencimento no dia 7 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, na segunda-feira (10).
Em relação aos tributos, a Febraban informa que eles já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a orientação da instituição é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos com código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).