APS Itinerante: Terceira edição é marcada por agilidade no atendimento e aprovação da comunidade no bairro Itaberaba em Juazeiro (BA)

A 3ª edição do Atenção Primária à Saúde ‘APS Itinerante’ realizada na manhã desta quarta-feira (17), no bairro Itaberaba, realizou mais de 135 atendimentos em apenas um dia, além das demandas de rotina. O Programa realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo atender às principais demandas nas unidades de saúde e levar mais serviços para a população.

No Itaberaba foram ofertados exames laboratoriais, consulta com ortopedista, ultrassonografia de abdome e consulta com o ginecologista. A recepcionista Eva Nascimento estava na unidade para mostrar alguns exames e aprovou a agilidade no atendimento. “É muito bom esse serviço! Dá mais agilidade no atendimento das pessoas que precisam, desafogando as guias de exames que estão aguardando nos postos de saúde”, avaliou. De acordo com a usuária, o atendimento foi rápido. “Cheguei aqui oito horas, já fui atendida. A triagem também foi muito rápida”, comemorou.

Já o adolescente William Silva, 15 anos, que acompanhava a avó para uma consulta com o ortopedista, parabenizou a Prefeitura pela ação que busca melhorar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde atendendo a demanda reprimida. “Quero parabenizar a prefeitura pelo atendimento hoje, foi mil com o ortopedista”, elogiou.

O Secretário de Saúde Allan Jones esteve na unidade acompanhado do vereador Bené Marques, que é morador do bairro, acompanhou os atendimentos e conversou com usuários. “Esse é um programa inovador, que está na sua terceira edição, e hoje nós estamos aqui no bairro Itaberaba comemorando o aniversário do bairro que é no próximo dia 21. A gente faz um estudo criterioso da demanda reprimida em cada unidade para ofertarmos os atendimentos. Hoje tivemos aqui ultrassons, consultas com especialistas em ortopedia e ginecologia e as coletas para exames laboratoriais”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones.


Como funciona

Os pacientes são previamente informados sobre os serviços que estão sendo disponibilizados e os atendimentos são pré-agendados com a comunidade, através das guias que já estão na unidade. Os atendimentos iniciam às 8h, exceto exames laboratoriais em que a coleta inicia mais cedo, às 7h. É preciso que os pacientes levem documento oficial com foto, CPF ou Cartão SUS.


Texto: Iana Lima – Ascom Sesau/PMJ
Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ