Compesa usa tecnologia para modernizar o processo de monitoramento do abastecimento de água

A Compesa vem investindo em tecnologia para melhorar a eficiência operacional do sistema de abastecimento de água de Petrolina. Foi concluida, este mês, em pontos estratégicos da cidade, a instalação de aparelhos chamados dataloggers que são dispositivos capazes de monitorar e registrar, remotamente, a situação de abastecimento da cidade. “Esse sistema facilita muito a operação no dia a dia, pois conseguimos controlar em tempo real as pressões na rede, o tempo de abastecimento e até vazamentos de grande porte”, informa o Gerente de Unidade de Negócios São Francisco, Alex Chaves.

Os equipamentos foram implantados em pontos estratégicos das áreas de abastecimento da zona urbana e rural na cidade de Petrolina. Uma equipe escolhe a residência a ser instalado o equipamento e o cliente que autoriza a instalação torna-se cliente parceiro. A dona de casa Damires da Silva, do bairro Novo tempo, concordou ser uma cliente parceira e destacou a importância de contribuir para a melhoria do abastecimento do bairro que mora: “ Me sinto privilegiada em participar, pois tenho muito interesse que a água chegue todos os dias em minha casa”, afirmou.

A utilização de dataloggers fornece ainda subsídios para diagnósticos e elaboração de projetos para melhorar o abastecimento, garantindo que a água chegue com a pressão adequada à população. O sistema que monitora o abastecimento utilizando tais equipamentos foi desenvolvido pela Compesa em março do ano passado. Os indicadores apresentados pelos dataloggers são consolidados no Portal Cooperação, um ecossistema inovador de soluções.