Petrolina adere a nova estratégia do UNICEF para incentivar vacinação em crianças e adolescentes

A Prefeitura de Petrolina lançou, nessa terça-feira (11), a Estratégia Busca Ativa Vacinal (BAV). Essa é uma ação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) voltado a garantia de direitos para a infância e adolescência, e tem como objetivo apoiar os municípios na garantia da imunização infantil. O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e contou com a presença dos enfermeiros da Atenção Básica, coordenadores e gestores das escolas municipais, coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os visitadores do programa Criança Feliz.  

Nos últimos quatro anos o país tem registrado um cenário de queda das coberturas vacinais de crianças menores de cinco anos, o problema foi potencializado com o surgimento da pandemia do coronavírus. A Busca Ativa Vacinal (BAV), contribuirá para identificar essas crianças com atraso vacinal, ou não vacinadas, e estabelecer estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde para a atualizações da caderneta de vacinação. “Nos já vínhamos realizando diversas estratégias no município, como imunização em áreas descobertas, aos finais de semana e ampliação dos horários de vacinação. Então a nossa adesão a mais essa estratégia, vem para fortalecer as ações já desenvolvidas e ratificar o compromisso do nosso prefeito Simão Durando com a vacinação infantil”, destaca o Secretário de Saúde, João Luís Nogueira.  

Os participantes do evento tiveram uma manhã de aprendizado para fortalecer, ainda mais, o conhecimento e trabalhar com objetivo de trazer resultados positivos. “Essa estratégia veio para unir forças com as demais secretarias do município e, assim, caminharmos juntos para manter as coberturas vacinais dentro do padrão preconizado pelo Ministério da Saúde, que é acima de 95%. Vamos continuar intensificando as nossas ações e espalhando pela cidade que vacina é a única forma segura de proteção”, destaca a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro. 

———- 

Jhulyenne Souza – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde