Toda criança tem o direito de ser protegida contra violência, exploração e abuso. Para fortalecer os processos de proteção infantil em Petrolina, a articuladora do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) do município, Kátia Carvalho, e a mobilizadora de assistência social, Aline Michele Dias, participaram na última terça-feira (18) de uma capacitação promovida pelo UNICEF. A ação reuniu representantes de 80 municípios em Arcoverde, Pernambuco.
Com a temática “Acolher e Proteger: como promover espaços de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”, o evento teve como objetivo contribuir para a melhoria dos processos de escuta dessas pessoas através de metodologias e monitoramento que devem ser aperfeiçoados pelos municípios participantes.
Os encontros centralizaram as discussões na implementação da Lei Federal da Escuta Protegida, número 13.431/2017, que prevê a garantia de direitos, escuta especializada, espaço acolhedor e profissionais qualificados para evitar, inclusive, violência de processos de revitimização, que são atos e questionamentos que geram constrangimentos nas vítimas. Também foram discutidos o aprimoramento de sistemas que conectam as crianças e adolescentes a serviços sociais para preservar a saúde física e mental e o desenvolvimento moral, intelectual e social deles.
De acordo com a articuladora do Selo UNICEF em Petrolina, Kátia Carvalho, o município está atento aos parâmetros de escuta e acolhimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, e mantém a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. “Proteger nossas crianças significa proteger suas necessidades físicas, mentais e psicossociais para salvaguardar seu futuro. Através dessa capacitação, o município de Petrolina fortalecerá ainda mais o monitoramento de indicadores sociais e de atuação integrada e intersetorial”, afirma.
Texto: Prefeitura de Petrolina