Prefeitura de Petrolina disponibiliza cuidado e acolhimento para mães atípicas

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), está disponibilizando, a partir desta semana, consultas médicas para mães atípicas. Os atendimentos acontecem as terças e quintas-feiras na Secretaria Executiva de Acessibilidade. 

O termo mães atípicas se refere às mães que possuem filhos com deficiência, autismo e síndromes raras. A secretária executiva de Acessibilidade, Rosarinha Coelho, explica que a ideia é proporcionar cuidado para essas mulheres que, muitas vezes, negligenciam a própria saúde para cuidar dos filhos.   

“O diagnóstico de um filho atípico traz grande impacto para a rotina familiar, podendo ocasionar em sobrecarga física e mental, principalmente nas mães. Conforme orientação do prefeito Simão Durando, nosso papel é cuidar das pessoas, por isso, em parceria com a Secretaria de Saúde, estamos disponibilizando essa oportunidade para que as mães possam zelar da sua saúde e se fortalecerem para cuidarem dos seus filhos”, salienta Rosarinha. 

Os agendamentos para as consultas podem ser feitos na Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade (SEDHMA), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. É necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e o laudo médico do (a) filho (a).   

Serviço: 

  • Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade (SEDHMA) 
  • Endereço: Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó – ao lado do SENAC 
  • Telefone: (87) 3867-3516 

.

Foto: Deivid Menezes