A articulação do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Petrolina se reuniu nessa quinta-feira (20) com a equipe da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), para discutir as metas e prazos estabelecidos no encontro estadual, que teve como tema “Acolher e proteger: como promover espaços de escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”, que aconteceu esta semana, em Arcoverde.
Na reunião, a articuladora municipal do Selo UNICEF, Kátia Carvalho, repassou para a equipe da Secretaria, representada pela secretária Doriane Secchi, as orientações e prazos para a implantação da Lei da Escuta Protegida nº 13.431/2017; para criação do Fluxo Intersetorial para atendimento de crianças vítimas de violência, exploração e abuso sexual; a inclusão da assistência social como prioridade na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a criação do comitê de gestão colegiada.
A articulação do Selo UNICEF também discutiu com o secretário executivo de Juventude, Wagner Anderson, a implantação da iniciativa “1 Milhão de Oportunidades” (1MiO), que é uma estratégia liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, por meio de uma plataforma digital, para ofertar oportunidades de capacitação e trabalho para jovens de 14 a 29 anos. A reunião ainda tratou dos prazos do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).
Para a articuladora Kátia Carvalho, é desafiador e gratificante orientar e participar de ações importantes que impactam de forma positiva a vida das pessoas. “Petrolina segue uma agenda global para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos. Estamos trabalhando para que isso ocorra de forma intersetorial e integrada, inclusive incentivando também a participação social”, afirma.
.