Teve sabor de vitória a noite do último sábado (12) para os alunos do SENAI Petrolina. Duas das equipes da instituição que participaram do desafio para gerar ideias inovadoras para o agronegócio do Vale do São Francisco conquistaram o segundo e o terceiro lugares da competição. A maratona de inovação da maior feira de fruticultura irrigada da América Latina foi promovida pelo Sebrae e reuniu cerca de 100 estudantes universitários e do Ensino Médio da região.
Durante três dias, os maratonistas participaram de momentos de formação e mentorias com profissionais de renome na área rural. Após a elaboração de projetos para resolução de seis problemas reais, demandados pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, os estudantes apresentaram 14 trabalhos (pitches), que foram avaliados por uma banca de especialistas na noite Demoday.
Para a aluna do 3° ano do Novo Ensino Médio e do curso técnico em Eletrotécnica do SESI/SENAI, Yasmin Akira Andrade de Abreu, da equipe Desbrava Tech, que ganhou o terceiro lugar, a experiência foi extremamente positiva. “O Ideathon nos permitiu experimentar e aprender que cada uma de nós tem habilidades incríveis, mas nenhuma de nós é tão boa quanto todas nós juntas. Foi essa união que nos levou a conquistar o prêmio”, frisou. Ao todo, o SENAI Petrolina participou com 15 alunos distribuídos em três equipes: Desbrava Thec, MOV e Inova Sertão.
“Nossos alunos trabalharam as ideias a partir do próprio tema da Fenagri – Agricultura Digital: Tecnologia e Inovação – e, com muita dedicação e foco, produziram soluções surpreendentes para problemas como gestão de dados dos produtores rurais e formação dos profissionais envolvidos na atividade agrícola regional”, ressaltou a coordenadora escolar do SENAI Petrolina, Bruna Nascimento. Os três primeiros colocados do Ideathon Fenagri foram contemplados com uma premiação em dinheiro que será empregada no desenvolvimento das ideias.