Café Delas: Prefeitura de Petrolina promoveu roda de conversa sobre igualdade racial e empoderamento feminino 

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), promoveu nessa quinta-feira (03) a 3ª edição do ‘Café Delas’. O encontro debateu sobre igualdade racial e empoderamento feminino e ocorreu na sede da Secretaria Executiva da Mulher. 

O evento foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho.  A Historiadora e representante da Associação Espirita e de Cultos Afro Brasileira, Teresa Silva, destacou que o combate ao racismo deve começar dentro das escolas. “Nós precisamos urgentemente, que a educação antirracista seja implantada nas escolas públicas e privadas. Nós temos as Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08 que tornam obrigatório o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no currículo escolar, mas infelizmente essa pauta só é abordada durante o Novembro Negro”, ressalta Teresa. 

A presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB Petrolina, Bruna Santos, destacou a importância do empoderamento feminino. “É muito importante termos espaços de diálogo como esse, para debater sobre a valorização da identidade da mulher negra, que enfrenta, desde a infância, barreiras históricas de opressão, de desigualdade e de negação da própria identidade”.    

O coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Wendell Silva, explicou que o município irá iniciar, o ‘Mapeamento Socioeconômico e Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana’. “Nós iremos fazer a busca ativa nessas comunidades, mas quem quiser contribuir com esse levantamento pode nos contatar através do Whatsapp (87) 99103-6999″, esclarece Wendell. 

“Hoje foi um momento de fortalecimento e conexão não apenas com as dores em comum, mas também de empoderamento e reafirmação de identidade. É exatamente essa a orientação do prefeito Simão Durando, que devemos promover esses espaços plurais de diálogo, para construirmos estratégias para combater a desigualdade racial e de gênero”, destacou a secretaria executiva da Mulher e Direitos Humanos, Rosarinha Coelho.  

Estiveram presentes na 3ª edição do ‘Café Delas’ a primeira-dama, Alinne Durando, a gestora da SEDESDH, Doriane Secchi Mascarelo, o Delegado Titular da 3ª Delegacia da Mulher, Vicente Dessoto Cavalcanti, a presidente da Comissão da Mulher da OAB Petrolina, Rayanne Moraes e a presidente municipal do Conselho da Mulher e secretária executiva de Assistência Social, Francinete Panta Nery. 

.

Texto: Irislane Pacheco – Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) 

Fotos: Deivid Menezes